• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube

NOTÍCIAS

FELÍCIO ROCHO

Aconteceu no Hospital Felício Rocho: Simulado de Quench na Ressonância Magnética
05 de fevereiro de 2024 Institucional

Na última semana, o Hospital Felício Rocho realizou um simulado de quench na Ressonância Magnética, visando capacitar as equipes para lidarem com situações de emergência e garantir a segurança dos pacientes. O exercício consistiu em dois momentos cruciais, cada um projetado para apresentar desafios específicos.

 

Simulação de Quench Espontâneo:

 

Duas Técnicas de Enfermagem se voluntariaram para realizar espontaneamente uma simulação no setor de ressonância magnética. Antes de entrarem na sala de exame, as colaboradoras passaram pelo detector de metais, assegurando a segurança e evitando a entrada de objetos incompatíveis com o campo magnético.

 

Ao posicionar a "paciente" fictícia para o exame, a sala de ressonância magnética foi tomada por fumaça, indicando um quench espontâneo (liberação súbita de energia). Imediatamente o técnico de ressonância responsável acionou o exaustor da sala para lidar com a fumaça, porém, ao tentar auxiliar o Técnico de Enfermagem na retirada da "paciente", a porta estava travada.

 

Tanto o colaborador de enfermagem quanto a “paciente” ficaram presos na sala com a presença de gás hélio simulado, liberado durante o quench. O Técnico de Enfermagem retirou a "paciente" do guentre (parte da ressonância magnética), e ambos deitaram no chão para garantir a respiração, devido à presença do gás hélio.

 

O Técnico de Ressonância que estava fora da sala agiu rapidamente usando um kit disponibilizado para simular a quebra do visor da sala de comando. Isso resultou na liberação do gás hélio e entrada de oxigênio, garantindo a segurança da "paciente" e do colaborador presos na sala. Após a quebra do vidro, ocorreu uma redução da pressão na sala de exame, possibilitando a abertura da porta.

 

Nesse momento, equipes de diferentes setores, incluindo higienização, enfermagem e administrativo, foram capacitadas para direcionar os pacientes com segurança para a recepção externa.

 

 

Aconteceu no Hospital Felício Rocho: Simulado de Quench na Ressonância Magnética

Simulação de Quench Provocado:

 

No segundo momento, as mesmas Técnicas de Enfermagem se preparam para a simulação de quench provocado. Um colaborador de outro setor trouxe um suporte para a bolsa de soro da "paciente" incompatível com a ressonância, resultando em um acidente por projétil que poderia ter lesionado a "paciente" e os colaboradores.

 

Ao constatar o ocorrido, o Tecnólogo tomou ações imediatas, acionando o exaustor, travando a porta aberta e pressionando o botão de quench. Isso resultou na redução do campo magnético e na retirada segura da "paciente" que estava presa.

 

Em resumo, o relato destaca que o quench de forma espontânea ressalta a importância da manutenção periódica do equipamento de ressonância magnética, enquanto o quench provocado evidencia a necessidade de atenção rigorosa ao protocolo de segurança.

 

Essas medidas destacam a importância da coordenação entre as equipes e a implementação de procedimentos de segurança, assegurando a evacuação eficiente e segura dos pacientes e colaboradores em situações de emergência. O treinamento abrangente e a preparação de diferentes setores da equipe ressaltam a abordagem integrada para garantir a segurança global do ambiente e das pessoas envolvidas.

 

A aprendizagem dessas simulações certamente contribuirá para a eficácia e eficiência no manejo de possíveis situações reais de quench na Ressonância Magnética.