NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
Os agentes antimicrobianos são medicamentos e substâncias utilizados para tratar infecções, particularmente as de origem bacteriana. Eles inibem o crescimento de micro-organismos. Esses medicamentos são produzidos por bactérias, por fungos ou podem ser totalmente sintéticos.
Novembro é o mês em que ocorre, todos os anos, a semana de conscientização sobre o uso de antibióticos. A campanha tem o intuito de incentivar melhores práticas para a utilização de antibióticos, evitando, assim, o seu uso excessivo e a ocorrência de resistência das bactérias.
Como acontece a resistência aos antimicrobianos?
Os micro-organismos podem sofrer mutações quando expostos a medicamentos antimicrobianos (grupo que engloba os antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos e anti-helmínticos), desenvolvendo resistência ao medicamento. Desta forma, o remédio deixa de funcionar. Isso pode acontecer por alguns motivos: medicamento não tomado corretamente, usar antibiótico por conta própria, tomar por tempo/dosagem diferente da prescrita pelo médico, troca de material genético entre bactérias, dentre outros.
A resistência a antibióticos é uma grave ameaça à saúde pública e requer ação em todos os setores governamentais e na sociedade, pois coloca em risco a prevenção e o tratamento eficazes de uma gama cada vez maior de infecções.
Seguem alguns hábitos que podem ajudar a evitar o desenvolvimento de resistência bacteriana:
- Não faça automedicação.
- Tome apenas os medicamentos da maneira prescrita pelo médico.
- Respeite os horários e doses indicadas para os medicamentos.
- Não interrompa o tratamento antes da data indicada, mesmo que haja melhora dos sintomas.
- Não tome medicamentos fora do prazo de validade.
- Caso aconteça o retorno dos sintomas, não volte a tomar o medicamento sem antes consultar o seu médico.
Importante lembrar que os antibióticos não agem nas infecções causadas por vírus e, portanto, eles não estão indicados para o tratamento de quadros virais (como gripes e resfriados).
Referência Técnica: Dra. Claudia Murta de Oliveira - Infectologista
A voz é um dos instrumentos mais poderosos de comunicação e uma das características que mais diferenciam as pessoas.
Campanha reforça a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde masculina.
A importância dos cuidados adequados para garantir qualidade de vida e autonomia aos pacientes ostomizados.