NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
A fonoaudiologia tem diversas áreas de atuação, como: audiologia, linguagem, disfagia, fala, motricidade orofacial, gerontologia, voz, dentre outras.
A voz é um instrumento poderoso de comunicação e uma das características que mais diferenciam as pessoas. Locutores, cantores e artistas, de um modo geral, podem ser reconhecidos somente pela voz. Quem, mesmo de olhos fechados, não reconheceria a voz de Galvão Bueno ou de Silvio Santos?
Além disso, a voz permite que as pessoas expressem ideias e emoções. Por isso, confira algumas dicas importantes para cuidar bem dela:
1 - evite gritar e dar gargalhadas exageradas;
2 - evite ingerir leite e derivados, bebidas alcoólicas ou gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente;
3 - procure fazer repouso vocal durante quadros gripais e crises alérgicas;
4 - evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos e durante a prova de exercícios físicos;
5 - hidrate-se bastante ao longo do dia.
Esteja sempre atento aos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão. Em caso de persistência de sintomas procure um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.
O Hospital Felício Rocho conta com o serviço de fonoaudiologia hospitalar e também com o atendimento ambulatorial para continuidade da unidade de internação e para pacientes externos que procuram por acompanhamento para reabilitação.
Revisão técnica: Ana Paula Rocha, Mikhaila Pereira, Nathalia Campos, fonoaudiólogas do Hospital Felício Rocho.
Campanha reforça a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde masculina.
A importância dos cuidados adequados para garantir qualidade de vida e autonomia aos pacientes ostomizados.
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes especialista reforça a importância da prevenção, diagnóstico e apoio às 20 milhões de pessoas que convivem com a doença no Brasil.