NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
A diabetes se desenvolve quando o organismo não consegue controlar a quantidade de açúcar no sangue. Isso ocorre quando o corpo não produz a quantidade de insulina suficiente para filtrar o sangue.
Dividida em ‘tipos’, a doença apresenta diferentes etapas que tendem apresentar gravidade de acordo como ela se desenvolve. A diabetes Tipo 1 é causada pela destruição de células produtoras de insulina, que em decorrências à falha no sistema imunológico, os anticorpos atacam as células que produzem a insulina.
Presente em cerca de 90% dos diabéticos, a diabetes Tipo 2 é o resultado da resistência à insulina e de deficiência na secreção da doença.Em outro caso, a Diabetes Gestacional, se dá devido à diminuição da tolerância à glicose; o diagnóstico ocorre ainda na gestação, podendo ou não persistir após o parto.
Manter uma vida saudável é importante para evitar diversas complicações que podem surgir em consequência ao mau controle da glicemia como: retinopatia diabética, nefropatia diabética, neuropatia diabética, pé diabético, infarto ou acidente vascular e infecções.
Conheça algumas ações que podem inspirar na busca por qualidade de vida:
● manter o peso normal;
● não fumar;
● controlar a pressão arterial;
● manter um bom controle da glicemia;
● utilizar apenas os medicamentos prescritos;
● evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas;
● realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões;
● praticar atividade física regularmente;
● manter uma alimentação saudável;
● seguir corretamente as orientações médicas.

Novo exame permite identificar a inflamação das vias aéreas de forma precisa, segura e não invasiva.
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, infecção silenciosa, transmitida principalmente pelo barbeiro, e ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Exame de imagem utilizado para a detecção precoce de doenças intestinais, como inflamações, pólipos e tumores.