NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O teste cardiopulmonar de exercício (TCPE), também conhecido como ergoespirometria, é um exame capaz de avaliar de forma integrada o funcionamento dos sistemas cardiovascular, respiratório e musculoesquelético frente ao exercício.
Com o uso de uma máscara facial é possível medir os gases expirados durante um exercício realizado na esteira, e assim obter de maneira direta o consumo de oxigênio, a liberação de gás carbônico e a ventilação pulmonar. Esses dados em associação à análise do comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma de esforço permitem compreender a real capacidade de realizar exercício bem como as limitações e/ou disfunções que cada indivíduo apresenta.
Compreendendo as respostas metabólicas, cardiocirculatórias, ventilatórias e as trocas gasosas que ocorrem durante o TCPE podemos obter informações extremamente úteis em diversos contextos, tais como:
• Diagnóstico diferencial das causas de intolerância ao esforço;
• Avaliação do risco cirúrgico em pacientes que serão submetidos a cirurgias de grande porte;
• Avaliação de risco (prognóstico) em portadores de doenças pulmonares e cardiocirculatórias;
• Prescrição de exercícios físicos para pacientes em programas de reabilitação cardiopulmonar;
• Programação de treinamento esportivo.
Este exame tem duração de aproximadamente 1 hora, incluindo o tempo utilizado no preparo, e é realizado por médico durante todas as suas etapas. O paciente não pode estar em jejum e a última refeição tem que ser feita 2 horas antes do horário agendado. Na vigência de quadros infecciosos, como por exemplo gripes e resfriados comuns, o exame está contraindicado.
É muito importante que o paciente siga todas as orientações de preparo para o exame, uma vez que um preparo bem feito contribui para um melhor resultado.
Referência Técnica: Dra. Maria Clara Noman de Alencar – CRMMG 37020.

Novo exame permite identificar a inflamação das vias aéreas de forma precisa, segura e não invasiva.
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, infecção silenciosa, transmitida principalmente pelo barbeiro, e ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Exame de imagem utilizado para a detecção precoce de doenças intestinais, como inflamações, pólipos e tumores.