NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
Na última sexta-feira (21), o Hospital Felício Rocho alcançou um feito inédito ao realizar o maior número de transplantes em um único dia no ano de 2025. Em apenas 24 horas, foram realizados oito transplantes de órgãos, demonstrando a grande capacidade operacional da instituição e o comprometimento de sua equipe multidisciplinar. Os procedimentos realizados incluíram: três transplantes renais com doadores falecidos; três hepáticos; um cardíaco e um renal intervivo.
Além disso, foram realizadas duas captações de órgãos, sendo uma com múltiplos órgãos destinados ao próprio hospital (fígado, rins e coração). Outro fígado foi disponibilizado e captado por uma equipe local em Juiz de Fora. Segundo o cirurgião geral e de transplantes do Hospital Felício Rocho, Silvério Leonardo, essa marca histórica reforça a disponibilidade da equipe transplantadora e a capacidade de integração entre os diversos setores envolvidos, como centro cirúrgico, CTI, laboratório, banco de sangue e setor de imagem.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram realizados 28.533 transplantes no Brasil, sendo 9.255 de órgãos. O restante foram de córneas e de medula óssea. Ainda segundo dados federais, os procedimentos mais realizados foram de córnea (16.027), rim ( 6.208) e medula óssea ( 3.251). Atualmente, 45.300 pessoas aguardam na fila para a realização de um transplante.
Desafios logísticos e a importância da doação de órgãos
A realização de um número tão expressivo de transplantes em um único dia exige uma complexa organização logística. "O principal desafio é coordenar simultaneamente as captações e os transplantes, minimizando o tempo de isquemia fria dos órgãos, garantindo sua viabilidade e aumentando as chances de sucesso para os receptores", explica Silvério.
Outro aspecto fundamental para alcançar essa conquista é a conscientização sobre a doação de órgãos. "Tudo começa com um ‘SIM’ do familiar do doador. A doação de órgãos é um ato de amor à sociedade, e é essencial que a população esteja informada sobre a importância desse gesto para salvar vidas", ressalta o especialista.
Com esse recorde, o Hospital Felício Rocho reafirma seu papel de referência em transplantes e reforça o compromisso de continuar avançando para oferecer tratamento de excelência aos pacientes que aguardam por um órgão.

A Dra. Viviane De Sousa, hematologista do Felício Rocho, esclareceu as principais dúvidas sobre leucemia em uma entrevista exclusiva para o nosso site. Confira!
Dicas essenciais para começar o próximo ano com mais qualidade de vida e bem-estar
Use protetor solar, chapéus, óculos com proteção UV, roupas adequadas e evite exposição ao sol entre 10h e 16h.