NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O Hospital Felício Rocho realizou, em 24 de julho, um procedimento inédito em sua história: a primeira ablação por campo pulsado, também conhecida como Farapulse, para o tratamento de arritmia cardíaca. A técnica representa um avanço importante na cardiologia intervencionista, sendo considerada mais segura, rápida e eficaz em comparação com os métodos tradicionais.
"A ablação por campo pulsado representa um salto tecnológico no tratamento da arritmia. É uma técnica mais segura, com menor risco de lesões em tecidos próximos e resultados superiores aos métodos convencionais. É uma grande satisfação trazer essa inovação para o Felício Rocho, ampliando as possibilidades de tratamento para nossos pacientes", afirma o médico responsável pelo procedimento, Ricardo Scarpelli.
A arritmia é uma condição comum e potencialmente grave, que pode impactar significativamente a qualidade de vida e elevar a taxa de mortalidade. Há cerca de 30 anos, procedimentos com cateteres utilizando energia térmica – como radiofrequência e crioablação – têm sido empregados com sucesso. No entanto, a evolução das tecnologias trouxe a ablação por campo pulsado como uma alternativa mais precisa e com menos efeitos colaterais.
A nova técnica, que utiliza choques elétricos de alta intensidade para isolar as veias responsáveis pela arritmia, tem como diferencial sua seletividade pelo tecido cardíaco, preservando estruturas adjacentes como o esôfago e os nervos. O método foi introduzido no Brasil em 2023 e vem ganhando espaço em centros de referência, apesar de ainda não estar incluído no rol de procedimentos da ANS, o que limita seu acesso.

Reconhecido como Centro de Excelência em Teranóstico pela Sociedade Europeia de Medicina Nuclear, Felício Rocho oferece radioembolização personalizada para pacientes
Terapia minimamente invasiva pode reduzir complicações em pacientes com Fibrilação Atrial
Exame é indicado para investigar tonturas, desmaios e quedas sem causas definidas