• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube

NOTÍCIAS

FELÍCIO ROCHO

Homens e mulheres devem ter o mesmo cuidado com o coração
03 de janeiro de 2023 Saúde

Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e publicado na revista The Lancet, as mulheres já sofrem com doenças cardíacas em proporção semelhante à dos homens.

A pesquisa contraria uma estatística de longos anos que mostrava homens sendo mais propensos a desenvolverem problemas cardíacos do que as mulheres. Observou-se no estudo, que, a cada mil mulheres, cinco tiveram problemas cardiovasculares, enquanto nos homens esse índice ficou em 8,2 casos – uma diferença que já foi bem maior.

De acordo com a médica Cardiologista do Hospital Felício Rocho, Dra. Eliana Lopes, o resultado da investigação reflete a mudança de rotina das mulheres na sociedade: “A gente sempre ouviu que a mulher vivia mais do que o homem. Até ao século passado, essa era uma premissa relacionada aos hábitos de vida. A mulher tinha um trabalho mais do lar, enquanto o homem é que sustentava a casa. Hoje, a mulher reúne duas jornadas: em casa e no trabalho. Muitas também adotaram hábitos ruins, como bebida alcoólica e tabagismo, que são fatores relacionados às doenças vasculares”, explica.

Quando o assunto é prevenção das doenças cardiovasculares, deve-se considerar três hábitos principais, de acordo com Eliana Lopes: alimentação saudável, prática de atividades físicas e acompanhamento médico regular, principalmente entre aqueles que apresentam histórico da doença na família. “É necessário ter, essencialmente, cuidado com alimentação, diminuindo a quantidade de sal nas refeições. Sobretudo aqueles que têm histórico de hipertensão na família, devem evitar alimentos condimentados ou embutidos, que possuem uma quantidade maior de sal. E adotar uma dieta com menor índice de colesterol", alerta a cardiologista.

O nivelamento entre homens e mulheres para doenças do coração é de fato, preocupante, pois reflete que não são os homens que aderiram a hábitos de vida mais saudáveis e se aproximaram do contexto feminino, mas sim, as mulheres que estão abdicando dos cuidados com a saúde, não se alimentando de forma saudável e fazendo uso de bebidas e cigarro com mais frequência. Por isso, o alerta de hoje é bem claro: todos precisam se cuidar mais, pois as doenças cardiovasculares não veem cara ou sexo.

Homens e mulheres devem ter o mesmo cuidado com o coração