NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
A deficiência auditiva é uma das causas que mais impactam no cotidiano das pessoas, principalmente por estar condicionado a comandos básicos da comunicação, por isso, devemos estar sempre atentos aos cuidados da audição. Diversas vezes não atribuídos aos cuidados básicos do nosso corpo, os ouvidos são fundamentais para audição e o equilíbrio. Em especial nossa audição é essencial para atender, entender e direcionar nossas tarefas do dia-a-dia, por isso, quanto mais cedo iniciarem-se os cuidados, melhores serão as chances de evitar problemas futuros direcionados à perda auditiva, em alguns casos existe a predisposição genética que tende a afetar a saúde e a qualidade da audição.
Quando falamos sobre cuidados dos ouvidos e audição, estamos direcionando o tema à prevenção de doenças, traumas e infecções. Todos os cuidados devem ser acompanhados e prescritos pelo médico especialista. Algumas infecções podem danificar estruturas que são fundamentais para audição, certas culturas como o uso de cotonetes de maneira inadequada ou inserção de objetos estranhos nos ouvidos devem ser extintos, pois essas ações comprometem consideravelmente a qualidade da audição, e ao contrário do que muitos pensam, a ‘cera’ de ouvido é fundamental para segurança dos ouvidos, impedindo a entrada de microrganismos e o mantendo sempre livre e lubrificado, a cera não deve ser retirada e em caso de remoção deve ser feita apenas pelo médico especialista quando julgar necessário.
Alguns hábitos como a boa alimentação e a prática de exercícios físicos estão ligados à qualidade da audição e bem-estar. O Otorrinolaringologista é o médico especialista nos cuidados com a audição, somente o profissional da área é capaz de identificar e resolver qualquer patologia ou sugerir o tratamento adequado para prevenir agravantes.
Siga as dicas do especialista:
1) Evitar exposições a ruídos altos por períodos prolongados;
2) Usar equipamentos de proteção individual em caso de exposição a ruídos de alta intensidade no ambiente de trabalho;
3) Evitar usar fones de ouvido com volume elevado;
4) Fazer a limpeza das orelhas com o especialista, que é a forma correta;
5) Controlar e prevenir doenças sistêmicas como gripe, hipertensão e entre outros;
6) Procurar o especialista em casos de perda de audição, dificuldade para compreensão de palavras ou zumbidos;
7) Tratar as inflamações e infecções das orelhas com o especialista Otorrinolaringologista;
8) Realizar a triagem auditiva de seu filho ao nascer.

Novo exame permite identificar a inflamação das vias aéreas de forma precisa, segura e não invasiva.
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, infecção silenciosa, transmitida principalmente pelo barbeiro, e ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Exame de imagem utilizado para a detecção precoce de doenças intestinais, como inflamações, pólipos e tumores.