• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube

NOTÍCIAS

FELÍCIO ROCHO

Inauguração Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
09 de outubro de 2023 Eventos

O Hospital Felício Rocho inaugurou, na última quinta-feira, 05 de outubro, o Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o primeiro no estado vinculado a um hospital, criado totalmente para atender e realizar os procedimentos cirúrgicos bariátricos.

O Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica tem o propósito de oferecer tecnologia e um atendimento de interface para que seja possível acolher o paciente no seu pré e pós cirúrgico, além da realização da cirurgia em um só local. Iniciando as solenidades, no auditório do Núcleo de Ciências da Saúde do Hospital Felício Rocho, aconteceu a aula inaugural da nova unidade, em que o médico Cirurgião Geral e Coordenador da Cirurgia Bariátrica, Dr. Marcelo Girundi, apresentou uma palestra sobre a história da cirurgia bariátrica, suas evoluções, técnicas e alguns conflitos com o autodiagnostico do paciente. Nessa aula, a representante farmacêutica e especialista em Mercado e Economia da Saúde Camila Carvalho, ministrou uma palestra sobre os investimentos e a posição do mercado no aporte às cirurgias e ao combate à obesidade.

Ao final da aula, aconteceu o coquetel de inauguração do Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, um momento em que os convidados puderam conhecer as instalações do local e as inovações oferecidas nesse novo espaço. Para o Coordenador da Cirurgia Bariátrica, Dr. Marcelo Girundi, o Instituto é um modelo assistencial completamente diferente do que existe em Minas Gerais, onde o paciente pode contar com atendimento ambulatorial e toda a assistência multidisciplinar em um hospital de ponta, com todos os recursos para fazer um atendimento de excelência. “Estamos muito felizes pela inauguração do Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Felício Rocho. O objetivo é triar esse paciente e prepará-lo aqui no ambulatório, onde ele vai rapidamente ao hospital e em um ou dois dias faz a cirurgia bariátrica, e volta para o Instituto para manter o seu controle à longo prazo, mas sempre com o Hospital sendo a referência de apoio.”

A unidade é a realização de um projeto de anos, sonhado por dezenas de médicos cirurgiões para um espaço exclusivo e multidisciplinar, onde acontecerá o acompanhamento e tratamento de seus pacientes. O Instituto será a referência para o tratamento eficaz contra a obesidade, doença que acomete boa parte da população brasileira. “Na época em que a bariátrica começou, há 30 anos atrás, tentamos implantar o que estamos inaugurando hoje, envolvendo projeto e localização. Hoje, essa inauguração traz um marco importante para quem, lá atrás, tentou e agora conseguiu.” Afirmou Dr. Guilherme Durães Rabelo, cirurgião geral do Hospital.

Para o também cirurgião geral e membro do conselho superior da Fundação Felice Rosso, Dr. Domingos André Fernandes Drumond, a unidade chega para atender as demandas da Cirurgia Geral que possuem fortes braços de atuação, que são as cirurgias minimamente invasivas, laparoscopias e robóticas. “Hoje é um dia de uma grande conquista, há muitos anos queremos que o Hospital caminhe nessa direção, atendendo os pacientes ambulatoriais, que precisam de conforto. Nesse ambiente o paciente será atendido pelo cirurgião, fará o risco cirúrgico, avaliação pré-anestésica e depois obtém o resultado do estudo anatomopatológico. Então, eu considero hoje um dia de festa, de grande conquista para o Hospital e para a cirurgia.” finalizou o conselheiro.

A inauguração contou com a presença do Diretor Presidente do Hospital Felício Rocho, Wagner Furtado Veloso, junto com o Diretor Assistencial de Produção Dr. Daniel Mendes, além de médicos da área e outros colegas que acompanharam a criação e desenvolvimento do Instituto. Para o Diretor Presidente, Wagner Furtado Veloso, a inauguração do espaço é mais um passo que o Hospital Felício Rocho dá em relação a inovação, modernidade, e tudo o que vem acontecendo nesses 71 anos. “O Instituto da Bariátrica é mais uma unidade que o Hospital está oferecendo para a sociedade, com toda a excelência de serviço que sempre entrega.” Concluiu. Segundo o Diretor Assistencial de Produção Dr. Daniel Mendes, esse é um marco importante para modernização no cuidado ao paciente. “O que vai ser oferecido aqui é o cuidado integrado ao paciente que precisa de tratamento bariátrico, com especialidades cirúrgicas e especialidades clínicas. Isso está junto ao que tem de mais moderno hoje, que é a entrega de valor, cirurgias feitas com segurança, poucas taxas de reinternações, enfim, com alta resolutividade para o paciente.”. finaliza o Diretor.

A nova unidade vai funcionar na Rua Platina, 33, onde irão funcionar os ambulatórios de cirurgia geral e angiologia, Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatológica, ambulatórios de anestesiologia, check-up, gastroenterologia, clínica médica, robótica, ambulatórios de Cardiologia e Neurologia.

Inauguração Instituto de Cirurgia Bariátrica e Metabólica