NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que abrange os tumores malignos localizados no lábio, boca, língua, palato, amígdalas, faringe, laringe, tireoide, cavidade nasal e seios paranasais, além da pele da face, do couro cabeludo e do pescoço. Para o ano de 2023, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 39.550 novos casos de câncer de boca, laringe e tireoide. Apesar de serem cânceres comuns, muitas pessoas nunca ouviram falar sobre o assunto e, infelizmente, desconhecem os fatores de risco para seu desenvolvimento, como se prevenir, quando suspeitar e como tratar.
Dentre os fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço destaca-se o consumo de tabaco e álcool, presente em até 97% dos cânceres de boca; infecção pelo papilomavírus humano (HPV), relacionado ao câncer de orofaringe em jovens; e exposição excessiva ao sol, nos cânceres de pele. A prevenção desses tumores inclui manter bons hábitos de vida, tais quais: parar de fumar, diminuir o uso de bebidas alcoólicas, usar preservativos, vacinação contra o HPV, usar protetor solar, ingerir regularmente frutas, legumes e verduras e cuidar da higiene oral.
Quando o câncer se desenvolve, pode apresentar sintomas que variam de acordo com a sua localização. Uma pessoa que fuma e bebe e apresenta ferida na boca que não cicatriza, alteração na voz, dificuldade de engolir ou nódulo persistente no pescoço, deve estar alerta e procurar um médico o quanto antes. O diagnóstico nas fases iniciais permite altas taxas de cura, próximas a 90%, já nos tumores tardiamente diagnosticados, as taxas caem para menos de 50%. Além disso, o tratamento de tumores avançados em cabeça e pescoço está associado a sequelas estéticas, funcionais e emocionais, com perda na qualidade de vida dos portadores dessas patologias.

O médico especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com tumores de cabeça e pescoço é o cirurgião de cabeça e pescoço. Ele trabalha em conjunto com outros médicos, como o oncologista e o radioterapeuta, e com outros profissionais da área de saúde, como fonoaudiólogo, psicólogo, estomatologista, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, entre outros. Essa equipe multidisciplinar é fundamental para o tratamento adequado e para a reabilitação dos pacientes, estando associada a maiores taxas de cura e melhora na qualidade de vida.
A fim de divulgar o tema, no dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, e durante esse mês comemora-se o “julho verde”, que reforça a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce para, além de curar, oferecer as melhores condições aos pacientes. Na dúvida, procure avaliação especializada.
No Hospital Felicio Rocho dispomos de equipe multidisciplinar especializada para o diagnóstico e tratamento desses tumores, com atendimento no Instituto de Oncologia.
Referência Técnica: Dra. Laryssa De Cássia Ferreira - Cirurgia de cabeça e pescoço
Novo exame permite identificar a inflamação das vias aéreas de forma precisa, segura e não invasiva.
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, infecção silenciosa, transmitida principalmente pelo barbeiro, e ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Exame de imagem utilizado para a detecção precoce de doenças intestinais, como inflamações, pólipos e tumores.