NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
Em épocas do ano em que as temperaturas tendem a cair, os números de doenças respiratórias aumentam e com isso, os casos de meningite também. A meningite é uma doença caracterizada por um processo inflamatório das meninges, que pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos.
Uma das mais comuns e mais graves é a meningite bacteriana, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), que quando atinge a corrente sanguínea, provoca o que é chamado de meningococcemia, gerando uma infecção generalizada. Sua transmissão se dá através das vias respiratórias, por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta. As sequelas aos pacientes que sobrevivem à doença chegam a danos graves como surdez, danos cerebrais e amputações.
O tratamento para meningite deve ser imediato, com uso de antibióticos e medicamentos de cortisona, conforme a bactéria causadora. Quanto mais cedo o início do tratamento, menores são os riscos de complicações. A melhor e mais adequada forma de prevenção contra a meningite bacteriana se dá por meio da vacinação, agente protetor e eficaz contra a doença.
Para saber mais, acompanhe as dicas do Dr. Antônio Penido, médico Alergista e Imunologista adulto e infantil do Hospital Felício Rocho. Acesse aqui.
Clique aqui para conhecer as vacinas disponíveis no Centro de Imunização HFR.

Novo exame permite identificar a inflamação das vias aéreas de forma precisa, segura e não invasiva.
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, infecção silenciosa, transmitida principalmente pelo barbeiro, e ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Exame de imagem utilizado para a detecção precoce de doenças intestinais, como inflamações, pólipos e tumores.