NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O mês de março é escolhido como o mês da conscientização e prevenção do Câncer de Intestino, doença que acomete o intestino grosso (o cólon) e o reto, sendo uma das principais doenças que afetam igualmente homens e mulheres.
Como método eficiente para conhecimento e sensibilização, o Hospital Felício Rocho promoveu dois encontros com palestras educativas, cujo tema é Câncer de Intestino – É possível evitar?. O evento foi produzido e pensado pela clínica de coloproctologia em parceria com as clínicas de endoscopia e gastroenterologia. As palestras aconteceram nos dias 15 e 22 de março, respectivamente, no auditório do Núcleo de Ciências. As palestras aconteceram nos dias 15 e 22 de março, respectivamente, no auditório do Núcleo de Ciências.
No dia 15, as solenidades foram abertas pelo médico coloproctologista, Dr. Antônio Lacerda Filho e regida pela médica gastroenterologista, Dra. Carolina de Paula Guimarães Baía. O médico endoscopista, Dr. Edivaldo Fraga Moreira foi responsável por iniciar o evento do dia 22, abrindo a condução para a palestra do também médico endoscopista, Dr. Breno Augusto Costa Nogueira. Nos dois dias de evento, a participação do Dr. Rodrigo de Almeida Paiva e Dra. Cristiane Koizimi Martos Fernandes, ambos coloproctologistas do HFR, foi fundamental para complementar a condução dos encontros.
Durante os dois dias de lecionação, os especialistas apresentaram as possíveis causas, tratamentos e os cuidados para prevenção e avanço dos pólipos a fim de evitar a progressão da doença, chegando a sua fase crítica que é o câncer. Os médicos presentes reforçaram também a importância dos cuidados paliativos como o rastreamento dos pólipos a partir dos 45 anos.
O evento foi aberto ao público e contou com a presença da sociedade, colaboradores HRF e pacientes das clínicas de especialidades. A importância do tema reforça que saúde se faz com prevenção!


A equipe do NATE é uma das pioneiras do método no Brasil.
Aconteceu no Rocho!
Aconteceu no Rocho!