NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O mês de março é escolhido como o mês da conscientização e prevenção do Câncer de Intestino, doença que acomete o intestino grosso (o cólon) e o reto, sendo uma das principais doenças que afetam igualmente homens e mulheres.
Como método eficiente para conhecimento e sensibilização, o Hospital Felício Rocho promoveu dois encontros com palestras educativas, cujo tema é Câncer de Intestino – É possível evitar?. O evento foi produzido e pensado pela clínica de coloproctologia em parceria com as clínicas de endoscopia e gastroenterologia. As palestras aconteceram nos dias 15 e 22 de março, respectivamente, no auditório do Núcleo de Ciências. As palestras aconteceram nos dias 15 e 22 de março, respectivamente, no auditório do Núcleo de Ciências.
No dia 15, as solenidades foram abertas pelo médico coloproctologista, Dr. Antônio Lacerda Filho e regida pela médica gastroenterologista, Dra. Carolina de Paula Guimarães Baía. O médico endoscopista, Dr. Edivaldo Fraga Moreira foi responsável por iniciar o evento do dia 22, abrindo a condução para a palestra do também médico endoscopista, Dr. Breno Augusto Costa Nogueira. Nos dois dias de evento, a participação do Dr. Rodrigo de Almeida Paiva e Dra. Cristiane Koizimi Martos Fernandes, ambos coloproctologistas do HFR, foi fundamental para complementar a condução dos encontros.
Durante os dois dias de lecionação, os especialistas apresentaram as possíveis causas, tratamentos e os cuidados para prevenção e avanço dos pólipos a fim de evitar a progressão da doença, chegando a sua fase crítica que é o câncer. Os médicos presentes reforçaram também a importância dos cuidados paliativos como o rastreamento dos pólipos a partir dos 45 anos.
O evento foi aberto ao público e contou com a presença da sociedade, colaboradores HRF e pacientes das clínicas de especialidades. A importância do tema reforça que saúde se faz com prevenção!

O neurologista do Hospital Felício Rocho, Davi Queiroz, foi um dos médicos selecionados para participar do curso.
Médicos da Instituição marcaram presença no maior congresso de aparelho digestivo da América Latina
Neurocirurgiões do Hospital palestraram em João Pessoa, Paraíba