• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube

NOTÍCIAS

FELÍCIO ROCHO

Recebi o diagnóstico de doença de Parkinson, e agora?
11 de abril de 2024 Saúde

A Doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, que afeta principalmente os movimentos do corpo. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atrás apenas da doença de Alzheimer.

 

O que é a Doença de Parkinson?

A doença de Parkinson ocorre devido à degeneração dos neurônios (células nervosas) em uma região do cérebro chamada substância negra. Essas células são responsáveis pela produção de um neurotransmissor chamado dopamina, que é essencial para modular e coordenar os movimentos do corpo. A diminuição da dopamina resulta nos sintomas característicos da doença.

 

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, são:

1. Idade avançada: A doença de Parkinson é típica do envelhecimento, sendo raro encontrar pacientes com a doença antes dos 40 anos (e geralmente tem um caráter genético associado);

2. Herança familiar: quem tem parentes próximos com o diagnóstico confirmado de Parkinson também se torna mais suscetível à doença. Mas atenção, estar suscetível não define que a doença será desenvolvida pelo paciente, traz apenas a consciência da prevenção;

3. Exposição ambiental: pesticidas, poluição, metais pesados;

4. Consumo excessivo de alimentos com agrotóxicos e laticínios;

5. Trauma craniano prévio: traumas no crânio podem aumentar o risco de desenvolver a doença

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns incluem lentidão de movimentos (bradicinesia), presente em todos os portadores da doença, tremores, rigidez muscular e dificuldades da marcha e equilíbrio. Os sintomas geralmente começam de um lado do corpo e, eventualmente ou com o progredir da doença, afetam ambos os lados. Além disso, alguns pacientes podem experimentar, em maior ou menor proporção, os sintomas não motores, como depressão, ansiedade, transtornos de sono, olfato (hiposmia) e constipação intestinal.

 

Qual é o tratamento indicado?

Embora não haja cura para a doença de Parkinson, existem tratamentos disponíveis para gerenciar os sintomas, preservar funcionalidade e preservar a qualidade de vida. Essas terapias incluem medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e, em alguns casos selecionados, cirurgia.

 

Viver com a doença de Parkinson pode ser desafiador, mas com o apoio e acompanhamento profissional adequado, os pacientes podem levar uma vida ativa, funcional e satisfatória. É importante lembrar que cada pessoa é única e a doença afeta cada uma de maneiras diferentes. Em fases avançadas, cuidar de alguém com doença de Parkinson pode ser fisicamente e emocionalmente desgastante. É crucial que os cuidadores também estejam vigilantes e cuidem de sua própria saúde e bem-estar. Existem muitos recursos disponíveis, entre eles grupos de apoio, que auxiliam e orientam cuidadores informais (familiares) a lidarem com o diagnóstico e com os desafios da doença.

 

Referência Técnica: Dr. João Alves Cardoso Junior - Neurologista e Neurocirurgião do HFR 

Recebi o diagnóstico de doença de Parkinson, e agora?