NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo, ou seja, uma condição que se intensifica com o passar do tempo. A doença se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometendo atividades cotidianas e relações interpessoais.
À medida que envelhecemos, é normal que o corpo e a mente passem por algumas mudanças, que podem, muitas vezes, se confundir com sinais de alerta para o mal de Alzheimer. Neste post, entenda melhor os sintomas e como diferenciá-los de traços normais do envelhecimento.
Esquecimento
- Esquecimento normal: Não é incomum esquecer nomes ou compromissos de vez em quando. Essas falhas de memória geralmente são temporárias e a pessoa consegue lembrar das informações depois.
- Podem ser indicativos de Alzheimer: Perda de memória que impacta profundamente o cotidiano. Dificuldade em lembrar informações recentes, compromissos e datas importantes. Perguntas repetidas e necessidade de muitos lembretes
Confusão relacionada a tempo e lugar
- Normal: Esquecer o dia da semana e lembrar depois de consultar um calendário.
- Podem ser indicativos de Alzheimer: Perder a noção do ano, das estações. Esquecer onde está e como chegou a esse lugar.
Problemas com a fala e a escrita
- Normal: Dificuldades de expressão e de encontrar a palavra certa podem acontecer em qualquer idade. Desde que não afete as relações sociais e o cotidiano.
- Podem ser indicativos de Alzheimer: no Alzheimer, essa dificuldade é acentuada. Dificuldades em iniciar e manter conversas, podendo interromper uma conversa sem saber como continuar. Repetir o mesmo tópico sem lembrar de já tê-lo abordado. Dificuldade de nomear objetos corretamente.
Mudanças de humor e personalidade
- Normal: Variações de humor podem acontecer durante o envelhecimento ou qualquer momento da vida. É importante observar a persistência desses sintomas
- Podem ser indicativos de Alzheimer: no Alzheimer, as mudanças de humor são muito mais pronunciadas e disruptivas. Aparecem sem motivo aparente. Indivíduos afetados podem se tornar confusos, desconfiados, deprimidos, receosos e ansiosos.
Esquecer onde guardou objetos e ter dificuldade em encontrá-los
- Normal: É comum esquecer temporariamente onde se guardou um objeto e, ao refazer os passos, relembrar onde ele foi guardado.
- Podem ser indicativos de Alzheimer: no Alzheimer, esse sintoma dificulta a organização pessoal. Pessoas com Alzheimer podem não apenas se esquecer onde guardaram itens e não conseguir lembrar, mas, inclusive, começar a acusar as outras pessoas de roubo. Esse sintoma se intensifica com o tempo.
O HFR recomenda que qualquer sinal de alteração cognitiva ou sintomas preocupantes sejam avaliados por um profissional de saúde. Estamos aqui para ajudar e garantir que cada paciente receba o cuidado e a atenção que merece. Não hesite em nos procurar para qualquer necessidade ou orientação adicional.
A Importância do Bem-Estar Mental
O ortopedista Robinson Esteves Pires, do Felício Rocho, acaba de lançar o livro Fractures of the Scapula. Confira!
Uma alimentação equilibrada é o caminho para uma vida saudável!