NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria, de evolução crônica, que atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, e pode acometer pessoas de ambos os sexos e qualquer idade.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de casos da doença, com cerca de 30 mil novos casos por ano.
Sintomas:
• Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato;
• Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
• Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
• Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
• Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
• Coceira ou irritação nos olhos;
• Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.
Prevenção:
As principais formas de prevenção são o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a investigação após contato com pacientes acometidos pela doença.
Em caso de suspeita é preciso procurar atendimento médico o mais rápido possível, a fim de evitar a evolução da enfermidade.
Tratamento:
É feito por meio de comprimidos que são fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde. O tratamento cura a doença, interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas. Quanto mais cedo for iniciado, menores são as chances de agravamento da doença.
Controle pós tratamento:
É importante realizar o acompanhamento após alta afim de prevenir complicações ou sinais de retorno da enfermidade. Deve ser realizado um acompanhamento multidisciplinar para minimizar sequelas e incapacidades.

Novo exame permite identificar a inflamação das vias aéreas de forma precisa, segura e não invasiva.
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, infecção silenciosa, transmitida principalmente pelo barbeiro, e ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Exame de imagem utilizado para a detecção precoce de doenças intestinais, como inflamações, pólipos e tumores.