NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
A dificuldade para engolir alimentos, líquidos e até mesmo saliva é chamada de disfagia e pode causar tosse, engasgos e sensação de que algo está preso na garganta.
Esse distúrbio é decorrente de causas neurológicas ou estruturais como acidente vascular cerebral, Parkinson, Alzheimer, paralisia cerebral, câncer de cabeça e pescoço, entre outras.
No dia 20 de março é comemorado o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, e nesta data, o Hospital Felício Rocho com o apoio da equipe de Fonoaudiologia, promove a conscientização da população e de profissionais de saúde sobre a identificação precoce da disfagia, além de alertar sobre o seu risco para a saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Principalmente porquê esse distúrbio interfere diretamente na alimentação, podendo causar desnutrição e desidratação.
No Hospital Felício Rocho, o paciente com disfagia recebe acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com o suporte do otorrinolaringologista, gastroenterologista, fonoaudiólogo e nutricionista. O fonoaudiólogo é o profissional com expertise para tratar as disfagias, adaptando as dietas, realizando exercícios para fortalecer e estimular os processos de deglutição.
Portanto, ao sentir dificuldade e dor para engolir alimentos e líquidos com frequência, busque ajuda profissional para obter diagnóstico e tratamento apropriados.
Conheça os principais sinais da disfagia.
• Dificuldade ou dor para engolir alimentos e líquidos, até mesmo saliva.
• Sensação de alimento parado na garganta.
• Tosse ou pigarro constante durante a alimentação.
• Recusa alimentar e perda de peso.
• Pneumonias de repetição e febre sem causas aparentes.
Novo exame permite identificar a inflamação das vias aéreas de forma precisa, segura e não invasiva.
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, infecção silenciosa, transmitida principalmente pelo barbeiro, e ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Exame de imagem utilizado para a detecção precoce de doenças intestinais, como inflamações, pólipos e tumores.