• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube

NOTÍCIAS

FELÍCIO ROCHO

Outubro: Um mês dedicado à SEPSE
16 de novembro de 2022 Eventos

Outubro foi um mês em que o Hospital Felício Rocho disseminou, ainda mais, o conhecimento sobre sepse com palestras intituladas “Pense, pode ser sepse?".

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.

Iniciativa do setor de Qualidade do Hospital Felício Rocho, mais de 300 colaboradores assistenciais e médicos participaram de três encontros dividido em seis dias intercalados.

De acordo com a enfermeira da Qualidade, Marina Caldeira Rocha, o propósito dos momentos foi “fortalecer a elegibilidade, sensibilidade e disseminação do Protocolo entre a equipe multidisciplinar, com o intuito de promover a adesão ao protocolo, pensando no desfecho positivo do paciente”.

Nos primeiros dias, os temas foram pautados no conhecimento sobre o Protocolo de sepse, com ênfase na palavra “sensibilidade”, a fim de demonstrar a importância da equipe multidisciplinar, sobretudo do técnico de enfermagem, durante o atendimento ao paciente séptico, e pelo seu papel fundamental na identificação precoce do paciente em suspeita de sepse.

A técnica em enfermagem do Hospital Felício Rocho, Júlia Ferreira, afirma que: “com experiência e avaliação técnica na monitorização dos dados vitais é possível identificar as alterações hemodinâmicas em que o paciente apresenta. Dado esse fator, observa-se que nós, técnicos em enfermagem, somos primordiais na abertura do protocolo de sepse, visto que estamos a beira leito e notamos os primeiros sinais da disfunção orgânica, podendo realizar a abertura do protocolo e/ ou comunicando o restante da equipe para iniciamos esse processo”.

Destaque:

A segunda semana do evento contou com discussões dos casos de sucesso das áreas, com participação médica, as quais trouxeram reflexões sobre a importância da comunicação efetiva entre a equipe multidisciplinar e o cumprimento adequado do protocolo, que proporciona aos pacientes desfechos positivos como a Alta Hospitalar segura. 

Outro momento importante, foi a explicação sobre o projeto “Reabilita Sepse” e a preocupação com o retorno do paciente para a família e para a sociedade com qualidade de vida, realizando acompanhamento a nível ambulatorial, após a orientação antes da Alta Hospitalar.

No último dia, a equipe da Qualidade do Hospital Felício Rocho aproveitou para lançar a Campanha Anual de Sepse, cujo objetivo é a análise do índice de aderência ao protocolo de sepse e maior número de protocolos abertos por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Hospital Felício Rocho, unindo conhecimento e saúde para cuidar das pessoas.

Outubro: Um mês dedicado à SEPSE