• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube

NOTÍCIAS

FELÍCIO ROCHO

Hospital Felício Rocho inaugura Faculdade de Ciências da Saúde
12 de maio de 2026 Eventos

Belo Horizonte vai ganhar uma nova instituição de ensino superior voltada exclusivamente para a área da saúde. Em um momento em que o Brasil enfrenta desafios crescentes relacionados à formação de profissionais qualificados no setor, a Fundação Felice Rosso inaugura oficialmente, no dia 12 de maio, a Faculdade Felício Rocho de Ciências da Saúde, instituição criada com a proposta de unir ensino, pesquisa, extensão e prática hospitalar em uma formação conectada às demandas contemporâneas da saúde.

 

A cerimônia de inauguração será realizada no Teatro Professora Maria Angela, no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, reunindo representantes das áreas médica, acadêmica e institucional.

 

O lançamento acontece em um cenário de expansão da demanda por profissionais da saúde no país. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os cursos da área da saúde estão entre os que mais cresceram no Brasil na última década, impulsionados pelo envelhecimento populacional, pelos avanços tecnológicos e pela necessidade crescente de especialização profissional.

 

Mantida pela Fundação Felice Rosso, a nova faculdade nasce com a missão de formar profissionais qualificados para a promoção da saúde, integrando ensino, pesquisa e extensão com responsabilidade social e científica. A instituição também traz como pilares, ética, humanização, inovação, rigor científico e diversidade.

 

Inicialmente, a faculdade oferecerá graduação em Tecnologia em Radiologia, com vestibular marcado para o dia 28 de junho e início das aulas previsto para agosto de 2026. O curso terá duração de seis semestres, carga horária de 3.026 horas e oferta anual de 30 vagas. As inscrições para o vestibular do curso de Tecnologia em Radiologia estarão abertas entre os dias 25 de maio e 19 de junho e deverão ser realizadas por meio do site oficial da instituição: Faculdade Felício Rocho de Ciências da Saúde. A taxa de inscrição será de R$ 120.

 

“A Faculdade Felício Rocho de Ciências da Saúde nasce com o propósito de contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados, preparados para os desafios atuais e futuros da saúde. Nossa proposta une tradição, inovação e prática hospitalar em uma formação humanizada e conectada às transformações tecnológicas e científicas do setor”, ressalta o diretor-geral, João Oscar.

 

Com uma proposta que alia teoria e prática, os estudantes terão formação voltada para áreas como radiologia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia e radiologia industrial, além de conteúdos ligados à proteção radiológica e à biossegurança.

 

A escolha pela Radiologia como primeiro curso reflete uma demanda crescente do mercado. Dados do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia apontam aumento contínuo na procura por profissionais especializados em diagnóstico por imagem, especialmente diante da ampliação do acesso a exames de alta complexidade no Brasil.

 

Além da graduação, a Faculdade Felício Rocho de Ciências da Saúde já nasce com uma ampla proposta de educação continuada. Estão previstos mais de 20 cursos de especialização lato sensu e mais de 10 programas de Fellowship Médico, voltados ao aprofundamento técnico e científico em áreas altamente específicas da medicina.

 

Outro diferencial da instituição é sua integração com a estrutura hospitalar do Hospital Felício Rocho, considerado uma das principais referências em saúde em Minas Gerais. A proposta pedagógica prevê práticas modernas, inovação acadêmica e forte conexão entre ensino e realidade assistencial. A faculdade terá sedes nos campi Andradas, no Centro de Belo Horizonte, e Contorno, no Barro Preto. Corpo Clínico com + de 1,5 mil médicos + de 4,7 mil residentes + de 2 mil especialistas formados + de 6,7 mil profissionais formados em residência e especializações + de 4,6 mil cirurgias robóticas + de 200 transplantes por ano

Hospital Felício Rocho inaugura Faculdade de Ciências da Saúde