NOTÍCIAS
FELÍCIO ROCHO
No dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, destacamos as dúvidas mais comuns sobre essa doença que ainda apresenta números tão relevantes.
O que são as hepatites virais?
O termo ‘’hepatite’’ significa inflamação do fígado, que pode ser provocada por álcool, medicamentos, doenças metabólicas e também por vírus. No caso específico das hepatites virais, objeto da campanha do julho Amarelo, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E. As mais comuns no nosso meio são as hepatites A, B e C. O vírus da hepatite D ocorre mais frequentemente na região Norte do país. Já o vírus E é mais raro no Brasil.
Quem pode ter uma hepatite viral?
Indivíduos que tenham contato com o vírus podem apresentar a doença. As hepatites virais devem ser investigadas em pessoas que compartilham perfurocortantes, que praticam relações sexuais desprotegidas, e no caso da hepatite A, indivíduos que tiveram contato com pessoas infectadas. Devemos desconfiar da doença também em pacientes com exames de fígado alterados.
Como descobrir se a pessoa tem ou não uma hepatite viral?
O diagnóstico pode ser feito através de teste rápido, disponível nas unidades básicas de saúde.
Como as hepatites virais são transmitidas?
As hepatites virais B, C e D são transmitidas através de sangue contaminado, via sexual ou durante a gravidez e parto. Dessa forma, pode-se adquirir esses vírus por meio de compartilhamento de seringas, agulhas, materiais de unha, lâminas de barbear ou qualquer objeto perfurocortante. Indivíduos submetidos a transfusão de sangue até 1992, data em que não havia testes de triagem eficientes em bancos de sangue, também podem apresentar a doença. Já a hepatites A e E são transmitidas através de água e alimentos contaminados, bem como pelo contato com pessoas infectadas.
Quais são os sintomas das hepatites?
Em grande parte dos casos, a doença é assintomática. Na presença de sintomas pode haver mal estar, fadiga, febre, vômitos, dor abdominal, olhos e pele amarelados, fezes claras e urina escura. Nas formas avançadas, a doença pode evoluir para cirrose e suas complicações como inchaço, vômitos e fezes com sangue, confusão mental ou até mesmo câncer de fígado.
Como se proteger das hepatites virais?
Para as doenças de transmissão sanguínea e por via sexual, recomenda-se não compartilhar objetos perfurocortantes como lâminas de barbear, materiais de unha, seringas e agulhas, além de usar preservativo em relações sexuais. Para as hepatites de transmissão fecal-oral recomendam-se medidas de higiene e saneamento básico. Há vacinação disponível no SUS para as hepatites A e B.
Como é a vacinação contra as hepatites?
A vacina da hepatite A é administrada em 2 doses e a da hepatite B é administrada em 3 doses. Ambas estão disponíveis no SUS para população adulta e pediátrica.
Qual é o tratamento para as hepatites virais?
Existe tratamento medicamentoso disponível no SUS para as hepatites B e C, e as indicações devem ser individualizadas. Nas formas avançadas da doença, o tratamento visa evitar complicações da hepatite, cirrose e câncer de fígado. Na doença grave, pode ser indicado o transplante de fígado.
Referência Técnica: Dra. Juliana Papatella Araújo – Gastroenterologia
Dicas essenciais para começar o próximo ano com mais qualidade de vida e bem-estar
Use protetor solar, chapéus, óculos com proteção UV, roupas adequadas e evite exposição ao sol entre 10h e 16h.
A voz é um dos instrumentos mais poderosos de comunicação e uma das características que mais diferenciam as pessoas.