A Nutrologia é a especialidade médica dedicada aos estudos da fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das repercussões nutrológicas de diversas enfermidades, impactando nos resultados das terapias propostas, além do diagnósticos e tratamento de doenças nutrometabólicas.
O médico nutrólogo está habilitado a atuar na prevenção primária e secundária, especialmente de patologias cujo contexto metabólico é influenciado pela ingestão de alimentos e ou nutrientes específicos. O diagnóstico clinico-laboratorial e por imagem das desordens nutricionais, bem como a implementação de terapia nutricional e a reabilitação de doenças consumptivas fazem parte do dia a dia do nutrólogo.
Desta forma, a clínica tem interação com várias especialidades médicas, além do trabalho em conjunto com nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.
O objetivo da Nutrologia é avaliar os pacientes internados, identificando seu estado nutricional, bem como carências de nutrientes específicos. Iniciar terapia nutricional individualizada, combater a desnutrição intra-hospitalar, melhorar o estado nutricional prévio e proporcionar melhora da saúde e da qualidade de vida.
Atuação da especialidade com os pacientes ambulatoriais:
• Tratar quadros de obesidade tanto em adultos como em crianças e adolescentes, bem como as comorbidades associadas à obesidade;
• Tratar a desnutrição em pacientes com doenças diversas, com ênfase no cuidado aos pacientes oncológicos;
• Tratar pacientes com transtornos alimentares e doenças inflamatórias intestinais;
• Acompanhar os pacientes que receberam alta hospitalar e que necessitam manter terapia nutricional individualizada, com o intuito de restabelecimento do estado nutricional adequado.
A clínica também possui programa de especialização em Nutrologia no Hospital Felício Rocho em parceria com a FELUMA. Em 2009 foram abertas as primeiras vagas para especialistas, reconhecidas pela ABRAN. O curso tem duração de 2 anos, com carga horária de 60 horas semanais, incluindo atividades práticas e teóricas, em ambiente tanto intra-hospitalar quanto ambulatorial.