Indicadores
INDICADORES
O Hospital Felício Rocho trabalha 100% da experiência do paciente através de manifestações voluntárias e do envio de pesquisas de satisfação.
Esse acompanhamento permite identificar áreas que precisam de melhorias, contribuindo para um atendimento cada vez mais humanizado e de qualidade. Essa abordagem proativa permite medir a satisfação com os serviços e identificar áreas para melhorias, contribuindo para atendimentos mais humanizados e de alta qualidade.
Como parâmetro de avaliação, é possível utilizar a seguinte escala, parte de uma metodologia baseada em modelos de avaliação já validados:
- • Excelência: Experiência do paciente entre 76 e 100
- • Qualidade: Experiência do paciente entre 51 e 75
- • Aperfeiçoamento: Experiência do paciente entre 1 e 50
- • Crítica: Experiência do paciente menor que 0
A mensuração é feita diariamente. Há a publicação de um resultado de forma mensal, que serve como parcial, e, ao fim do ano, há a publicação do resultado consolidado, relativo à experiência do paciente no ano em questão.
Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente, que pode se manifestar durante a internação ou após a alta.
O indicador é calculado em forma de percentual, através do número de pacientes admitidos no mês e que apresentaram infecção relacionada à assistência à saúde em até 90 dias (infecções de sítio cirúrgico, respiratórias, trato urinário, corrente sanguínea, entre outras).
Tempo de mensuração:
A taxa de infecção é mensurada mensalmente, e o resultado é finalizado após 90 dias do mês avaliado. A metodologia se justifica pela necessidade de acompanhamento dos pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos e que podem manifestar sinais e sintomas infecciosos nesse período.
* Observação:
Mudança de metodologia a partir de dezembro de 2023, refletindo nas taxas a partir de agosto de 2023.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, hospitais de países de alta renda apresentam taxa global de infecção em torno de 7%; nos países de média e baixa renda esse valor é em torno de 15% (no Brasil, as referências variam até 14%).
Visando o aperfeiçoamento dos processos assistenciais - qualidade e segurança do paciente - é avaliada as reinternações de pacientes em até 30 dias desde a última alta.
O indicador é analisado a partir dos motivos que levaram à reinternação não programada e revisão dos processos assistenciais.
A análise de internações planejadas para continuidade do tratamento, como pacientes oncológicos, transplantados e dialíticos é desconsiderada.
Tempo de mensuração:
Apuração retroativa dos últimos 60 dias dos pacientes reinternados em até 30 dias após a alta.